quinta-feira, 22 de março de 2012

Dentes de Leite - Principais Perguntas dos Pais (Parte II)


Mais algumas perguntas frequente nas consultas:





1- Antibiótico "estraga" os dentes?
NÃO! Hoje está bem claro que a causa da cárie é o acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes, quando não limpamos corretamente com escova e fio dental. Este fator, somado à frequencia da ingestão de açúcar, determinam o RISCO de CÁRIE de cada indivíduo.


2- Meu filho tem os dentes fracos!
O que diagnosticamos é que 99% desses casos é a DOENÇA CÁRIE. Por variar o aspecto de um paciente para outro, as mães não reconhecem a doença, achando que se trata de algo diferente.


3- Meu filho não come doces e tem cárie!
Talvez ele não consuma balas e chicletes. Mas e quanto ao chocolate, aos biscoitos, principalmente os recheados? Eles são riquíssimos em açúcar!


4- A revisão do tratamento deve ser de quanto em quanto tempo?
Depende do paciente. Pode se 4 em 4, 6 em 6 meses ou anual.


5- Por que o dente anterior do meu filho escureceu?
Os anteriores muitas vezes sofrem traumas, não percebidos pelos pais, que causam a "morte" da polpa dentária (nervo), com consequente escurecimento. O dente precisa ser radiografado e avaliado.


6- Por que os dentes de leite do meu filho não caem sozinhos?
Eles não amolecem e caem porque suas raízes não foram completamente reabsorvidas. Esse processo se completa quando os permanentes se encaixam por baixo deles. Para que isso aconteça, é necessário espaço na arcada.


7- Chupeta entorta os dentes?
Não só os dentes como os ossos das arcadas dentárias.


8- Meu filho precisa de aparelho. Preciso esperar trocar todos os dentes?
De modo algum! O ideal é aproveitar a fase de crescimento para intervir não só nos dentes, mas principalmente na parte óssea, diminuindo assim o risco de futuras extrações de dentes permanentes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário