sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Como posso clarear meus dentes?
Os dentes podem ser clareados com o auxilio de agentes clareadores de duas maneiras:
1. No consultório: O dentista protege a gengiva e aplica um gel clareador em uma concentração alta, e pode utilizar luzes (led/laser) para acelerar a ação. O clareamento no consultório e realizado geralmente em duas sessões. É seguro, eficaz e rápido.
2. Em casa (doméstico): O paciente, sob orientação do dentista, leva uma bisnaga de gel clareador de concentração menor para uso diário em casa, com o auxilio de uma moldeira individualizada.
- Posso fazer sozinho ou preciso ir ao dentista?
Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional.
Seja no consultório ou em casa, sempre deve haver monitoramento do dentista. Cada paciente responde de uma forma ao clareamento, alguns precisam de géis de concentrações diferentes, que varia de acordo com a sensibilidade dos dentes e com o grau de escurecimento.
- Os produtos usados no clareamento são seguros a saúde geral?
Sim, como outros produtos e medicamentos indicados na Medicina e na Odontologia, se usados corretamente conforme orientação, não causam nenhum prejuízo à saúde geral. Por isso, o mais importante é a precisão e acompanhamento do dentista.
- O clareamento altera as restaurações já existentes?
Não. Por isso algumas vezes há necessidade de trocar ou retoque das restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem ação dos clareadores, parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.
- Posso fazer clareamento em qualquer idade?
Não há contra indicação específica quanto à idade, mas recomenda-se que crianças menores de 14 anos não façam, pois não possuem calcificação total dos dentes.
- Durante o clareamento, o que devo e o que não devo fazer?
Deve fazer:
> Seguir orientação do dentista;
> Observar os dentes diariamente no espelho, monitorando o progresso do clareamento;
> Escovar os dentes logo após retirar o gel clareador;
> Guardar a moldeira, para o caso de manutenção;
Não deve fazer:
> Fumar durante o tratamento;
> Tomar chá, café, Coca-Cola, vinho, chocolate e outros alimentos que contêm muito corante;
> Emprestar o produto para outras pessoas.
- O dente clareado pode escurecer novamente?
Sim. Após 1 ou 2 anos pode haver a necessidade de uma manutenção, que é feita em 2 ou 3 noites, no caso do doméstico.
Mas o mais importante para se manter o clareamento é a prevenção, por isso deve-se procurar o dentista de seis em seis meses para uma profilaxia, mantendo assim seus dentes claros por mais tempo.
- O que diferencia um método do outro?
A diferença esta na concentração do agente e até mesmo no tipo de agente clareador. No tratamento do consultório utiliza-se uma concentração de aproximadamente 37% de peróxido de hidrogênio, já no tratamento doméstico, a principal substância é peróxido de carbamida, em concentrações de 5% a 22%.
- Quais as contra indicações do clareamento doméstico?
Não há contra-indicações para o clareamento domestico, entretanto, por precaução, deve-se evitar o tratamento em gestante, lactante, portadores de deficiência mental e pessoas com hipersensibilidade severa nos dentes. Cada estrutura dentaria tem um pico de clareamento. Esse pico varia de acordo com as características genéticas e estruturais. Nem sempre o que o paciente quer é o que a estrutura dental permite que fique, mas a melhora é sempre significativa.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário