sexta-feira, 11 de maio de 2012

Creme dental no pão ?!

Pode parecer incrível, ma há algum tempo, em uma palestra, uma mãe me contou que havia encontrado seu filho, de aproximadamente 6 anos, comendo pão com creme dental.
Este é um caso fora do comum, mas é bem fácil encontrar crianças engolindo s saborosos cremes dentais infantis enquanto escovam os dentes.
E que mal há nisso?
Os cremes dentais contêm flúor e a ingestão exagerada deste, pode causar FLUOROSE, doença que ocasiona manchas brancas ou amarronzadas no esmalte dentário dos dentes em formação. 
Portanto devemos tomar precauções!
A primeira delas é a de não deixar o tubo de creme dental ao alcance das crianças.
Outro cuidado é usar creme dental sem flúor enquanto elas não sabem cuspir.
Como última dica, vale lembrar que não se deve imitar os comerciais de TV que colocam creme dental ao longo de todas as cerdas da escova. A porção correta é o tamanho de uma ervilha. As crianças inicialmente não acertam esta medida, pois não tem controle manual. Além disso, os orifícios dos cremes dentais infantis são propositalmente mais abertos que os dos adultos.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Síndrome do Respirador Bucal

- PAIS, OBSERVEM SEUS FILHOS. RESPIRAÇÃO BUCAL TEM CURA!
Ao nascer, a respiração é predominantemente nasal. O ar entra pelo nariz, é filtrado, aquecido, umedecido e segue para os pulmões. No decorrer da vida, pode haver a obstrução das vias aéreas superiores, e a criança passa a respirar predominantemente pela boca. 
Principais fatores: rinite alérgica, hipertrofia de amígdalas, hipertrofia de adenoides, desvio de septo nasal, alergias, sinusite, bronquite.
A respiração bucal é extremamente agressiva aos tecidos da orofaringe. Acarreta com o decorrer do tempo algumas características (não necessariamente todas):
• POSTURAS CORPORAL e FACIAL ALTERADAS (cabeça e ombros para frente, abdômen flácido devido a ingestão de ar)
• FACE ALONGADA
• CRIANÇAS IRRITADAS por noites mal dormidas, sonolentas ou com baixo rendimento escolar.
• Crianças que não gostam de brincadeiras que causem muito esforço físico.
• OLHEIRAS
• OLHAR DISTANTE OU COM APARÊNCIA DE DISTRAÍDO
• NARIZ SEMPRE OBSTRUÍDO
• NARINAS POUCO DESENVOLVIDAS

Na cavidade bucal podemos observar: 
• BOCA ENTREABERTA PERMANENTEMENTE
• BABAR E RONCAR À NOITE
• "CÉU DA BOCA" PROFUNDO E ESTREITO
• FALTA DE ESPAÇO PARA TODOS OS DENTES NA ARCADA, principalmente na inferior
• PROJEÇÃO DA ARCADA SUPERIOR
MANDÍBULA POUCO DESENVOLVIDA
• LÁBIO SUPERIOR CURTO
• LÁBIO INFERIOR EVERTIDO 
• POSTURA INADEQUADA DA LÍNGUA
• MORDIDA CRUZADA POSTERIOR
• MASTIGAÇÃO DE BOCA ABERTA, ou de um lado só

- SOLUÇÃO: "TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR"
O tratamento do respirador bucal deve ser feito por uma equipe:
• PEDIATRA OU OTORRINOLARINGOLOGISTA - tratará da causa do problema
• ODONTOPEDIATRA ou ORTODONTISTA - tratará dos defeitos causados no sistema orofacial através da Ortodontia ou da Ortopedia Funcional dos Maxilares, dependendo da idade do paciente
• FONOAUDIÓLOGO - (re)educará o paciente a respirar pelo nariz, a articular bem os fonemas e deglutir corretamente.
O acompanhamento pelo Odontopediatra ou pelo Ortodontista é fundamental para dar condições para a respiração nasal. Alguns exemplos: o vedamento dos lábios só será possível com um avanço da mandíbula, nos casos em que esta aparece recuada e entrada de ar pelas narinas será facilitada com a expansão da arcada superior.
Sendo assim, o tratamento da respiração bucal será mais bem sucedido quanto mais cedo se intervir, devido aos seus efeitos durante o processo de crescimento facial.


- MAMADEIRA ??

O LEITE MATERNO possui todas substâncias necessárias a um recém-nascido. Por isso, é importante a insistência no aleitamento natural.
Muitas mães oferecem a MAMADEIRA por motivos diversos, até mesmo culturais. Desconhecem estar criando condições para a instalação de problemas que poderão afetar as arcadas dentárias, tornando a criança um forte candidato ao uso de aparelhos.
Uma ressalva deve ser feita para o NÃO-ALEITAMENTO natural de crianças, cujas mães são portadoras de vírus como HIV, Hepatite, Tuberculose, etc.
A partir do quinto ou sexto mês de vida, começa a haver a introdução de novos alimentos na dieta, através da utilização de colheres e copos, pois já há maior controle da função dos lábios. Para a criança que sempre foi amamentada ao seio materno, não há nenhum benefício ou necessidade de se fazer o uso da mamadeira neste momento. E para a que foi amamentada artificialmente, chegou a hora do desmame.
Quanto mais cedo, melhor e mais fácil. Percebe-se que muitas crianças associam tanto o leite à mamadeira que ao retirar a mamadeira, param de tomar leite.
Uma vez instalado o hábito, chega a hora de removê-lo, muitas vezes através de alguns "truques"!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Gestantes e a Odontologia de Bebês

O que é ODONTOLOGIA DE BEBÊS?
É a Odontologia direcionada ao atendimento de bebês de 0 a 36 meses.

Quem faz a ODONTOLOGIA DE BEBÊS?
O ODONTOPEDIATRA é o profissional mais capacitado para desempenhá-la.

Qual a importância de um bebê ir ao dentista?
A mãe precisa ser orientada (mesmo que seu bebê ainda não tenha dentes de leite) quanto:


- à importância da amamentação para a saúde bucal do seu filho
- quanto à dieta do bebê
- higienização da cavidade bucal
- uso de chupetas e mamadeiras
- prevenção e transmissibilidade da cárie
- cárie precoce
- correção de maus hábitos, como sucção de dedo

Quando fazer a primeira consulta?
De maneira geral, aos seis meses de vida... MAS, é extremamente importante que seja feita uma consulta para a mamãe ainda no período gestacional.

Por que a consulta durante a gravidez?
Por que muitas informações devem ser passadas ainda nesse período. Por exemplo, quanto à amamentação, uso ou não de chupetas e mamadeiras, etc.
Nesta época, a mulher está muito receptiva. Depois do nascimento, ela terá que se adaptar a uma nova realidade bastante exaustiva inicialmente - o pós-operatório, se tiver feito cesariana, amamentar, dormir pouco, cólicas do bebê, várias trocas de frauda, os primeiros banhos... tudo isso será prioridade!

Então a Odontologia de Bebês começa ainda na vida intra-uterina?
Pode-se dizer que sim.

Alguma dica em relação à saúde bucal das mamães?
- Tratamentos dentários devem ser feitos no 4°, 5° e 6° meses de gestação. Isso não significa estar impedida de fazer consultas preventivas nos outros meses.
- Não se assustar com sangramento gengival! Ele ocorre devido às alterações hormonais, mas pode e deve ser prevenido. Por isso, as consultas preventivas são de suma importância.